COMPORTAMENTO UTILITÁRIO/HEDÔNICO DO CONSUMIDOR TECNOLÓGICO: E-COMMERCE COMO AMBIENTE DA ESCOLHA
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2014V13N2ART2121Palavras-chave:
E-commerce, valor hedônico, utilitarismo, predição de uso, produtos integrados.Resumo
Este estudo tem como objetivo realizar uma análise sobre a preferência dos consumidores via internet, focando em produtos tecnológicos integrados de acordo com características utilitárias e hedônicas / sociais no uso da ferramenta e-commerce. Para tanto foi desenvolvido uma pesquisa quantitativa através da criação de cenários em uma matriz 2x2 (marca alta/baixa x preferência hedonista/utilitarista), tendo, portanto quatro questionários com diferentes cenários e as mesmas indagações, onde cada respondentes teria acesso a apenas um questionário. O objeto de estudo para análise foi o dispositivo de leitura digital conhecido com e-reader, o qual integra diversos serviços e dispositivos em sua estrutura convergente. O estudo propõe que quando se aumenta a integração de serviços, aumenta-se o valor hedônico e utilitário dos produtos em compras realizadas via e-commerce, complementando com a predição de uso, a qual deverá aumentar com a percepção de diversão no processo de compra e do tipo de produto.
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