OS EFEITOS DO RECALL DE PRODUTOS NAS ATITUDES DOS CONSUMIDORES
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2003V2N2ART23Palavras-chave:
recall, marketing. automóveis, imagemResumo
Recentemente têm sido comuns mensagens das montadoras de automóveis convidando os consumidores a comparecerem em lojas autorizadas para efetuar consertos ou trocas preventivas de peças. Essas mensagens, conhecidas por recall ou chamadas, são usualmente veiculadas em mídias de massa, como TV e jornais impressos, a fim de ter ampla divulgação. Embora pareça uma postura honesta e proativa, não se conhecem 05 seus efeitos sobre o comportamento do consumidor. Como este percebe essas mensagens? Quais as suas Intenções em relação a essas empresas que fizeram o recall? O uso de citações de fomecedores na mensagem faz alguma diferença? A fim de Investigar essas questões, foi realizada uma pesquisa com 204 consumidores, dos quais 142 (70%) possuiam automóvel. Os resultados mostraram que somente a avaliação da imagem apresentou diferença significativa entre os grupos, tendo sido negativa no grupo com referência ao fornecedor e positiva no grupo sem referência, principalmente para os consumidores de alto envolvimento com o produto. As implicações gerendais e recomendações para novas pesquisas são também apresentadas.Downloads
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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