EMPODERAMENTO DE DELEGADAS: O QUE OS HOMENS PENSAM SOBRE ISSO?
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2017V16N4ART3982Palavras-chave:
Gênero, Empoderamento, Delegadas.Resumo
Esta pesquisa analisou a percepção dos delegados da Polícia Civil de Ribeirão das Neves acerca do empoderamento profissional das delegadas do mesmo município. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, qualitativa, um estudo de caso com os delegados das delegacias de Polícia Civil de Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Os resultados apontaram o desenvolvimento do processo de empoderamento das delegadas, com destaque para o reconhecimento dos delegados da qualificação e contribuição profissional da delegada para a instituição e para a sociedade. Identificou-se que os valores tradicionais da cultura machista e patriarcal ainda reproduzem estereótipos e barreiras de gênero na instituição policial, mas a maior presença das delegadas tem contribuído para o enfraquecimento dessa cultura e favorecido o processo de empoderamento da mulher.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.