Recursos Humanos, Competências e Desempenho: (Im)Possível Articulação em Fundação de Minas Gerais

Autores

  • Leandro Pinheiro Cintra UFMG
  • Juliana Barbosa e Oliveira UFMG
  • Allan Claudius Queiroz Barbosa
  • David Franco UFMG

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2017V16N4ART4128

Palavras-chave:

Recursos Humanos, Competências, Desempenho

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever e analisar como gestores organizacionais e profissionais do setor de Recursos Humanos de uma fundação de direito privado localizada em Minas Gerais compreendem e promovem a articulação entre gestão de desempenho e gestão de competências na implementação de estratégias. De natureza descritiva e qualitativa, a estratégia de investigação adotada contempla um estudo de caso único. Foram realizadas análises documentais e entrevistas de roteiro semiestruturado com profissionais diversos na fundação, representados principalmente por membros da liderança formal e membros da área de Gestão de Recursos Humanos. As principais conclusões indicam que, embora a sistematização da gestão do desempenho e gestão de competências sejam essenciais para o seu acompanhamento e melhoria contínua, uma condução humanizada dos processos também se faz necessária às adaptações e inovações pertinentes ao intento de se estabelecer um ambiente de trabalho produtivo e desenvolvedor.

Biografia do Autor

Leandro Pinheiro Cintra, UFMG

Doutor em Administração na UFMG/CEPEAD/FACE

Juliana Barbosa e Oliveira, UFMG

Mestre em Administração na UFMG/CEPEAD/FACE

Allan Claudius Queiroz Barbosa

Professor Titular na Administração na UFMG/CEPEAD/FACE

David Franco, UFMG

Doutorando em Administração na UFMG/CEPEAD/FACE

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Publicado

26/12/17