ECOSSISTEMA ESPORTIVO DO “TRIO DE FERRO” PAULISTA: PERCEPÇÕES DE SEUS TORCEDORES
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2018V17N4ART5856Palavras-chave:
Ecossistema Esportivo, Corinthians, Palmeiras, e São Paulo.Resumo
Este artigo empírico visa compreender e analisar o ecossistema esportivo de três clubes de futebol, de acordo com seus torcedores, além de averiguar as semelhanças e as diferenças entre eles. Para este estudo exploratório, um modelo de ecossistema esportivo foi desenhado, através de um pré-teste com vistas estabelecer dimensões de um ecossistema esportivo às realidades dos clubes brasileiros. Um instrumento com 79 afirmativas (e negativas) foi aplicado em 704 torcedores em nove jogos entre fevereiro e março de 2017. Análise paramétrica – ANOVA – e Post-hoc Schefee foram utilizados para descrever os resultados. Três hipóteses foram apresentadas, mas apenas uma foi alcançada inteiramente. Os resultados mostram que o Corinthians é diferente do Palmeiras e São Paulo; e Palmeiras e São Paulo têm semelhanças em diversos tópicos. No que se refere ao ecossistema esportivo, os mais críticos são: gestão de clube, estádios, parcerias & patrocínios e mídias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.