“Eu tô voltando!”: um estudo sobre a importância dos atributos varejistas na intenção de recompra dos consumidores

Autores

  • Eliane Herrero Universidade Nove de Julho - UNINOVE http://orcid.org/0000-0002-4515-7242
  • Evandro Luiz Lopes Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Luiz Fernando Varotto Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Luis Hernan Contrera Pinochet UNIFESP
  • Maria Cristina Tecilla Faculdades Metropolitanas Unidas

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2019V18N2ART6140

Palavras-chave:

varejo, atributos varejistas, intenção de recompra.

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi identificar quais atributos varejistas explicam a intenção de recompra dos consumidores. Este framework de pesquisa se justifica dada a importância do segmento varejista para a economia brasileira e pela relativa incongruência nos resultados dos estudos conduzidos anteriormente. Para tanto, conduzimos um survey, junto a uma amostra de 802 consumidores, que mensurou a avaliação de 12 atributos varejistas, como foi proposto por Rathod e Bhatt (2014), e que foram analisados por meio de regressão linear múltipla. Os resultados indicam que a localização da loja, a política de preços praticada pelo varejista e o layout da loja avaliada explicam a maior parte da intenção de recompra. Além disso, a variedade de marcas disponível, a imagem da marca própria do varejista e o tamanho da loja também apresentaram relação positiva e significante com a intenção de compra declarada.

Palavras-chave: varejo; atributos varejistas; intenção de recompra.

Biografia do Autor

Eliane Herrero, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestre em Administração (Marketing) pelo Programa de Pós-graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (FMU)

Doutoranda em Administração (Marketing) no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE

 

Evandro Luiz Lopes, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Pós-doutor em Administração (Marketing) pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor pelo PPGA da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Professor do PPGA-UNINOVE e professor de Marketing da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Luiz Fernando Varotto, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutor em Administração (Marketing) pela Fundação Getulio Vargas

Professor do PPGA-UNINOVE  e gestor da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Luis Hernan Contrera Pinochet, UNIFESP

Doutor em Administração (Sistemas de Informação) pela Fundação Getulio Vargas

Pós-doutorando do Programa de Pós-graduação em Administração da UNINOVE

Professor de Sistemas da Informação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Maria Cristina Tecilla, Faculdades Metropolitanas Unidas

Mestre em Administração (Marketing) pelo Programa de Pós-graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (FMU)

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Publicado

05/09/19

Edição

Seção

Artigos