RESPOSTAS ESTRATÉGICAS E SUA ASSOCIAÇÃO COM O GRAU DE INTERNACIONALIZAÇÃO EM EMPRESAS DO SETOR MOVELEIRO
Palavras-chave:
Respostas estratégicas, Pressões institucionais, Sustentabilidade, Grau de internacionalizaçãoResumo
O presente estudo analisou como as respostas estratégicas às pressões institucionais para a sustentabilidade se relacionam com o grau de internacionalização em empresas do setor moveleiro do RS. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa, onde foi utilizado delineamento survey para coleta de dados, que contou com 58 empresas respondentes. Fez-se uso do modelo conceitual de Oliver (1991) para identificar as respostas estratégicas e dos indicadores de Floriani (2010) para avaliar o grau de internacionalização. Os resultados demostram que a associação mais relevante se refere ao fator compromisso com o modo de entrada no exterior. Esta associação sugere que, à medida que as empresas optam por diferentes níveis de entrada no mercado internacional, seu comprometimento com os novos países aumenta. Constatou-se assim, que as respostas estratégicas às pressões institucionais para a sustentabilidade se relacionam com o grau de internacionalização, no entanto, esta associação ainda se encontra em nível moderado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.