RESPOSTAS ESTRATÉGICAS E SUA ASSOCIAÇÃO COM O GRAU DE INTERNACIONALIZAÇÃO EM EMPRESAS DO SETOR MOVELEIRO

Autores

  • Maríndia Brachak dos Santos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Nathália Rigui Trindade Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maíra Nunes Piveta Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Aletéia de Moura Carpes Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Fernando Gazzoni Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Respostas estratégicas, Pressões institucionais, Sustentabilidade, Grau de internacionalização

Resumo

O presente estudo analisou como as respostas estratégicas às pressões institucionais para a sustentabilidade se relacionam com o grau de internacionalização em empresas do setor moveleiro do RS. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa, onde foi utilizado delineamento survey para coleta de dados, que contou com 58 empresas respondentes. Fez-se uso do modelo conceitual de Oliver (1991) para identificar as respostas estratégicas e dos indicadores de Floriani (2010) para avaliar o grau de internacionalização. Os resultados demostram que a associação mais relevante se refere ao fator compromisso com o modo de entrada no exterior. Esta associação sugere que, à medida que as empresas optam por diferentes níveis de entrada no mercado internacional, seu comprometimento com os novos países aumenta. Constatou-se assim, que as respostas estratégicas às pressões institucionais para a sustentabilidade se relacionam com o grau de internacionalização, no entanto, esta associação ainda se encontra em nível moderado.

Biografia do Autor

Maríndia Brachak dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do Colégio Politécnico da UFSM

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora no Departamento de Ciências Administrativas da UFSM

Nathália Rigui Trindade, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM

Maíra Nunes Piveta, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM

Aletéia de Moura Carpes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora no Departamento de Ciências Administrativas da UFSM

Fernando Gazzoni, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM

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Publicado

24/02/21

Edição

Seção

Artigos