ADOÇÃO DE SOCIAL COMMERCE: CAMINHOS VÁLIDOS PARA O ALCANCE DA INTENÇÃO DE COMPRA EM MÍDIAS SOCIAIS NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Larissa Soares de Queiroz Rios Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Maria Conceição Melo Silva Luft Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2019V18N4ART6973

Palavras-chave:

Social Commerce, Mídias Sociais, Adoção de Tecnologia, Intenção de Compra, Análise Fatorial Confirmatória.

Resumo

Este estudo buscou validar uma proposta teórica para a adoção de social commerce que resulte na intenção de compra em mídias sociais por parte dos usuários brasileiros. O referencial teórico explanou histórico, conceitos e características do social commerce e fatores influenciadores ou resultantes do comportamento do usuário para a adoção de social commerce, evidenciando o modelo de pesquisa proposto. Participaram da pesquisa 232 usuários do Facebook que buscam informações sobre produtos em mídias sociais e são consumidores online. Os dados obtidos foram submetidos a análise fatorial confirmatória e os resultados indicaram que a estrutura do modelo teórico é compreensível e válida para os consumidores brasileiros, de modo que os critérios de confiabilidade e validade convergente e discriminante foram atingidos sem a eliminação de itens ou modificação das variáveis. Consequentemente, evidencia-se a força das variáveis estudadas e do potencial do modelo para a mensuração de tal intenção de compra.

Biografia do Autor

Larissa Soares de Queiroz Rios, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Maria Conceição Melo Silva Luft, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPADM) na Universidade Federal de Sergipe (UFS)

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Publicado

12/02/20