O INTERLOCKING POLÍTICO TRAZ BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS JUNTO AO BNDES?
Resumo
A literatura em governança corporativa sugere que as empresas constroem conexões políticas, seja mantendo assento para ex-políticos nos Conselhos de Administração ou por meio doações para campanhas eleitorais no Brasil, visando múltiplos interesses corporativos. Em face da escalada de financiamentos concedidos pelo BNDES nos últimos anos, este artigo tenciona analisar, com base nas empresas listadas na B3 e que compõem o índice IBrX 100, se o interlocking político foi determinante para a obtenção de recursos de forma direta ou indireta junto ao BNDES. Os resultados não evidenciaram uma relação significativa entre a conexão política e os contratos de financiamento firmados pelas companhias junto ao BNDES. Apesar dos resultados apresentarem-se como estatisticamente não significantes, o presente artigo acrescenta aos estudos até então existentes acerca de conexões políticas e empresariais para o contexto brasileiro, trazendo novas contribuições para este campo da governança corporativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.