ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO NO ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DOS DISCENTES
Resumo
As universidades, atualmente, possuem agora a missão de incentivar o empreendedorismo e a inovação, além da promoção do ensino, pesquisa e extensão. O estímulo ao empreendedorismo pode ser realizado de diversas formas: disciplinas, eventos, incubadoras, entre outros. O propósito desse estudo é avaliar se universidades e centros universitários de Belo Horizonte, que ofertam cursos de Engenharias e/ou Informática, estimulam o empreendedorismo, levando-se em consideração o ponto de vista discente. Para isso utilizou-se questionários on-line para compreender a opinião dos alunos acerca do empreendedorismo em sua instituição. Em geral, os estudantes consideram que possuem postura empreendedora e que a metodologia de ensino e a grade curricular contribuem para o desenvolvimento de competências empreendedoras. Por meio de correlações foram analisadas as dimensões do estudo e os resultados apontaram que o apoio dos diretórios estudantis, centros acadêmicos e professores são importantes para o envolvimento dos alunos em iniciativas empreendedoras.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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