Capacidades Dinâmicas de Servitização
Um Modelo Analítico
Resumo
As empresas manufatureiras vêm buscando diferenciação no mercado por meio da oferta de serviços. Este processo, denominado de servitização, impõe muitos desafios à manufatura. Um dos fatores associados ao sucesso do processo é o investimento em capacidades dinâmicas que dão suporte à inovação em serviços. Estas capacidades são desenvolvidas para atender expectativas de valor e são influenciadas por protocolos, regras e leis do contexto ao qual estão vinculadas. Apresentamos neste ensaio um modelo analítico capaz de identificar estas capacidades dinâmicas a partir dos desafios das empresas. Utilizamos a abordagem de ecossistemas de serviço para investigar como o contexto manufatureiro interfere nas expectativas de valor e na prestação de serviços. Nossa premissa é que as capacidades dinâmicas requeridas neste contexto sejam específicas para apoiar um processo mais orientado ao cliente e serão denominadas aqui de capacidades dinâmicas de servitização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.