INNOVATION IN THE PURCHASING AREA OF ORGANIZATIONS
A LITERATURE REVIEW
Resumo
Este trabalho investiga a literatura acadêmica sobre as diferentes formas de inovação na área de compras das organizações. Foi realizada uma revisão da literatura em três fases: planejamento da revisão, realização da revisão, e divulgação. A primeira fase avaliou os principais autores, periódicos e cronologia. A segunda fase envolveu investigação exploratória do conteúdo dos artigos. Conclui-se que a área é heterogênea e dispersa em periódicos concentrados na Europa Ocidental e nos EUA. A seleção de artigos foi definida por amostragem proposital tendo como fonte as principais bases de dados. Foi observada uma relevância destacada da categoria de inovação tecnológica. Como implicações sociais, considera-se que a organização dos artigos de acordo com o conteúdo e a cronologia melhora a compreensão do status quo da literatura na área das compras organizacionais. Considera-se como ponto de originalidade da investigação a identificação de uma nova área de investigação: a das aquisições de inovação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.