REVISITANDO A LITERATURA ESTRANGEIRA EM GESTÃO DE PESSOAS
Resumo
Este artigo traz extensivamente à questão "a quantas anda a gestão dos recursos humanos no setor público"? (Coelho & Menon, 2018), uma panorâmica do avanço dos conhecimentos teóricos e empíricos aplicados aos processos de recrutamento e seleção de administradores para o setor público brasileiro. Neste sentido, analisamos e organizamos o debate acadêmico internacional sobre as práticas de recrutamento e seleção aplicáveis às organizações do setor público. A "Ordinatio de Métodos" foi utilizada para classificar as produções científicas mais relevantes. O estudo baseia-se nas definições clássicas de Dessler (2002), Mathis e Jackson (2003), Latham, Sulsky & Macdonald (2007), Gerhart (2010), e Sisson (1994) sobre os subsistemas de gestão de pessoas (recrutamento e selecção). Os resultados estão organizados em cinco categorias temáticas e apontam para agendas de investigação marcadas por influências eurocêntricas e norte-americanas. Os adendos do artigo são úteis para profissionais, estudantes e investigadores que pretendem responder à questão de "a quantas anda" as práticas de gestão de pessoas nas organizações do setor público.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.