REVISITANDO A LITERATURA ESTRANGEIRA EM GESTÃO DE PESSOAS

Autores

  • Jorge Hanai Instituto Federal de São Paulo
  • Laíza Nília da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Samuel Soares da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Nina Rosa Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Este artigo traz extensivamente à questão "a quantas anda a gestão dos recursos humanos no setor público"? (Coelho & Menon, 2018), uma panorâmica do avanço dos conhecimentos teóricos e empíricos aplicados aos processos de recrutamento e seleção de administradores para o setor público brasileiro. Neste sentido, analisamos e organizamos o debate acadêmico internacional sobre as práticas de recrutamento e seleção aplicáveis às organizações do setor público. A "Ordinatio de Métodos" foi utilizada para classificar as produções científicas mais relevantes. O estudo baseia-se nas definições clássicas de Dessler (2002), Mathis e Jackson (2003), Latham, Sulsky & Macdonald (2007), Gerhart (2010), e Sisson (1994) sobre os subsistemas de gestão de pessoas (recrutamento e selecção). Os resultados estão organizados em cinco categorias temáticas e apontam para agendas de investigação marcadas por influências eurocêntricas e norte-americanas. Os adendos do artigo são úteis para profissionais, estudantes e investigadores que pretendem responder à questão de "a quantas anda" as práticas de gestão de pessoas nas organizações do setor público.

Biografia do Autor

Laíza Nília da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (PPGAdm/UFV). Possui MBA em Gestão Empreendedora pelo IF Sudeste MG Campus Rio Pomba. Graduada em Administração pelo IF Sudeste MG Campus Rio Pomba. Realizou um intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança - Portugal, no qual foi realizada uma pesquisa cujo foco era direcionado às ações de Endomarketing. Foi bolsista no Projeto de Iniciação Científica, "Análise da Distribuição Geográfica dos Estudantes Candidatos ao Curso de Administração do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Rio Pomba". Participou como membro da diretoria do Grupo de Estudos Multisegmentar em Gestão - GEMG, no cargo de Tesoureira. Atuou também no Projeto de Extensão, intitulado: "Democratizando o ensino de Matemática, Física e Estatística" do Campus Rio Pomba.

Samuel Soares da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Doutorando em Administração Pública (UFV, 2021). Mestre em Administração Pública (UFV, 2021). Graduação: Administração (UNIFAGOC, 2013) e Letras (UNINTER, 2018). Especialização: MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing (UNIFAGOC, 2015); Docência para o ensino EaD (UNINTER, 2020); Coaching e Liderança (UNINTER, 2021); Certificação Bilíngue (WIZARD, 2018). Exerceu o cargo de coordenador do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Ubá-MG, 2017-2019); Professor no Centro Universitário Internacional (UNINTER 2017-2021); Monitor das disciplinas ADM 338 - Sistemas de Informação e Processos Decisórios (UFV, 2020); ADM 392 e 393 - Empreendedorismo (UFV, 2021) e ADM 100 - Teoria Geral da Administração; Conteudista do Projeto 201709 para desenvolvimento de cursos de formação para agentes públicos e sociais de políticas, programas e serviços do Ministério da Cidadania (BRASIL, 2021); Assessor para Negócios na Nascente incubadora de empresas de base tecnológica do CEFET/MG (2021). Foi pesquisador do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS-UFV, 2020). Atualmente é pesquisador do Centro de Referência em Empreendedorismo e Cooperativismo (CREC-UFV, 2019); Bolsista no Projeto NAP/WB; Conselheiro Municipal da Juventude (Ubá-MG, 2017). Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e premiações em eventos científicos. Dentre as honrarias se destacam a menção honrosa no EGEPE 2020 e melhor artigo do EBAP 2020. Atua como pesquisador, coach e palestrante com os temas educação empreendedora, cooperativismo e administração pública.

Nina Rosa, Universidade Federal de Viçosa

Atualmente é Professora Titular do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa - UFV- MG. Possui graduação em Direito pela Fundação Universidade de Itaúna (1973), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atua no Ensino Superior há 40 anos nas modalidades presencial e a distância, no curso de Administração pela UAB. Foi Idealizadora e Coordenadora do Curso Lato Sensu em Gestão Empresarial e Ambiental. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública e Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, Zona da Mata de Minas Gerais, gestão de pessoas, pequenas e médias empresas, gestão ambiental. Nos cursos de Graduação e de Pós Graduação lecionou ou leciona as disciplinas Estágio Supervisionado; Organização e Métodos em Cooperativas; Organização, Sistemas e Métodos; Princípios e Técnicas de Administração; Teoria Geral da Administração; Metodologia de Intervenção Organizacional; Gestão de Pessoas; Gestão Estratégica de Recursos Humanos; Estratégias Comportamentais; Teoria das Organizações; Gestão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Seminário. Membro dos Grupos de Pesquisa: Administração Pública e Gestão Social; e, Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos. Foi Presidente ou membro de Comissões de Extensão, de Pesquisa e de Ensino. Representante dos Professores Titulares no Conselho Departamental do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Presidente ou membro de várias bancas de concurso e de avaliação de trabalhos de conclusão de curso. Parecerista de Revistas Qualis/CAPES. Exerce ou exerceu orientações de projetos de mestrado, doutorado e de graduação. Possui publicações em artigos e livros. Foi contemplada com o Prêmio Rui Miller Paiva, pelo Melhor Artigo Publicado na Revista Economia Rural no ano de 2009, durante o 47º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural ? SOBER. Contemplada com o Diploma de Honra ao Mérito em nome da Divisão de Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Fundação Hemominas - Hemonúcleo de Ponte Nova ? MG (2013 e 2014). Homenageada com a Medalha Bello Lisboa, UFV (2005). Homenageada na qualidade de ex-conselheira nos 25 anos de fundação do AGROS (2005). Em cargos administrativos exerceu a Chefia da Divisão de Saúde da UFV (1996-2000). Foi Diretora de Recursos Humanos da UFV (1994-2000).

Downloads

Publicado

24/02/23

Edição

Seção

Artigos