TECNOLOGIA E CAPABILIDADES TECNOLÓGICAS NAS CADEIAS DE SUPRIMENTOS
Resumo
O artigo objetivou analisar o efeito mediador das tecnologias e capabilidades tecnológicas na relação entre orientação estratégica da cadeia de suprimentos e desempenho da cadeia e seu impacto no desempenho da empresa foco. Para tanto utilizou-se de uma amostra com 125 empresas manufatureiras sediadas em polos tecnológicos do Brasil. Os dados coletados, tratados pela modelagem em equações estruturais, revelaram que a tecnologia e capabilidades tecnológicas medeiam totalmente a relação entre orientação estratégica da cadeia de suprimentos e desempenho da cadeia, o que, por sua vez, impacta no desempenho da empresa foco. Diante desse resultado concluiu-se que a tecnologia e capabilidades tecnológicas é a melhor estratégia para melhorar a relação entre orientação estratégica da cadeia de suprimentos e desempenhos (cadeia e empresa). O artigo deixa como contribuição dados para entender e melhorar, teórica e empiricamente, os desempenhos de cadeias de suprimentos e das empresas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.