ANTECEDENTES DA INFLUÊNCIA SOCIAL NA INTENÇÃO DE COMPRA EM PLATAFORMAS DE SOCIAL COMMERCE

Autores

Resumo

O presente estudo buscou investigar de que maneira fatores sociais inerentes às plataformas de social commerce se relacionam com o comportamento de compra do consumidor. A partir de uma modelagem de equações estruturais, a pesquisa envolveu a aplicação de um survey on-line junto ao público-alvo (consumidores de sites de compras coletivas), obtendo-se uma amostra de 283 respondentes. Os achados evidenciaram que a sensação de presença social e o suporte informacional em sites de social commerce geram mais confiança nos outros membros do que nos vendedores. Verificou-se ainda que a confiança nos membros se associa com a intenção de recompra. O artigo contribui para uma melhor compreensão acerca da sensação de presença social e do suporte informacional na formação da confiança nos vendedores e nos membros que influenciam as intenções de recompra.

Palavras-chave: Social commerce; Sensação de presença social; Suporte informacional; Confiança nos membros; Intenção de recompra.

Biografia do Autor

Diliane Salustiano de Farias, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Marketing no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Faz parte do Laboratório de Análises e Estudos do Comportamento do Consumidor (L@EC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduada em Administração pela UFCG. Foi aluna bolsista do PET Administração (UFCG), atuando como Coordenadora de Gestão de Pessoas, Organização e Extra Rotina e Diretora Executiva e Administrativa, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão. Integrou o Grupo de Pesquisa em Gestão de Negócios e Competitividade (GNC/UFCG) e atuou como pesquisadora bolsista e voluntária de iniciação científica (CNPq/UFCG). Foi monitora da disciplina de Análise das Demonstrações Contábeis. Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de Comportamento do Consumidor, Varejo, Marketing Analytics, Inteligência Artificial em Marketing, Ensino e Pesquisa em Administração.

Edvan Cruz Aguiar, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Adjunto da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Campina Grande (UAAC/UFCG). Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Paraíba UEPB. Mestre e Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco PROPAD/UFPE, tendo realizado estágio doutoral na Georgia State University (J. Mack Robinson College of Business). É Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Campina Grande - PPGA/UFCG e Líder do Laboratório de Análises e Estudos do Comportamento do Consumidor (L@EC). Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Comportamento do Consumidor, Marketing de Varejo e Serviços, Social Media Marketing, Marketing Analytics, Ensino e Pesquisa em Administração.

Nicole Stefanie Gomes dos Santos , Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é integrante do Laboratório de Análises e Estudos do Comportamento do Consumidor (L@EC) e pesquisadora voluntária de iniciação científica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desenvolvendo pesquisas na área de Comportamento do Consumidor. Atuou como consultora de projetos na PROSPECT (Empresa Júnior de Administração da UFCG).

Manoela Costa Policarpo, Universidad del País Vasco

Doutoranda em Dirección Empresarial, Conocimiento e Innovación pela Universidad del País Vasco. Mestra em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Campina Grande - PPGA/UFCG. Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Membro do Laboratório de Análises e Estudos do Comportamento do Consumidor (L@EC), atualmente desenvolve pesquisas na área de Comportamento do Consumidor. Foi pesquisadora de iniciação científica do PIBIC/CNPq com ênfase em Logística Reversa e Tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos. Participou também na graduação do Programa de Educação Tutorial - PET Administração da UFCG como aluna bolsista, atuando na pesquisa, no ensino e na extensão.

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Publicado

22/02/24

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Artigos