ANTECEDENTES DA INFLUÊNCIA SOCIAL NA INTENÇÃO DE COMPRA EM PLATAFORMAS DE SOCIAL COMMERCE
Resumo
O presente estudo buscou investigar de que maneira fatores sociais inerentes às plataformas de social commerce se relacionam com o comportamento de compra do consumidor. A partir de uma modelagem de equações estruturais, a pesquisa envolveu a aplicação de um survey on-line junto ao público-alvo (consumidores de sites de compras coletivas), obtendo-se uma amostra de 283 respondentes. Os achados evidenciaram que a sensação de presença social e o suporte informacional em sites de social commerce geram mais confiança nos outros membros do que nos vendedores. Verificou-se ainda que a confiança nos membros se associa com a intenção de recompra. O artigo contribui para uma melhor compreensão acerca da sensação de presença social e do suporte informacional na formação da confiança nos vendedores e nos membros que influenciam as intenções de recompra.
Palavras-chave: Social commerce; Sensação de presença social; Suporte informacional; Confiança nos membros; Intenção de recompra.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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