ADAPTAÇÃO ESTRATÉGICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N2ART977Palavras-chave:
Administração, Gestão, EstratégiaResumo
O presente estudo é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar o processo de adaptação estratégica em uma unidade de uma Instituição de Educação Profissional (IEP) a partir do modelo de adaptação estratégica proposto por Hrebiniak e Joyce (1985). O estudo caracteriza-se como longitudinal com abordagem qualitativa e descritiva, o método utilizado foi o estudo de caso, a coleta de dados foi realizada por meio de análise documental de clipagens de notícias publicados em jornais, entrevistas com roteiro semi-estruturado com perguntas abertas, realizadas com a alta administração. Por meio das técnicas de coleta de dados adotadas pôde-se descrever o processo de adaptação estratégica para relacioná-la com o modelo de determinismo ambiental e escolha estratégica proposto por Hrebiniak e Joyce (1985). Os dados coletados e analisados mostram uma organização voltada para o mercado, ora com mudanças motivadas pelo ambiente, ora com mudanças motivadas pela iniciativa interna. Por meio do estudo na unidade de uma IEP se percebeu a preocupação dos Diretores em estarem atentos as exigências do mercado e as necessidades das indústrias regionais, porém, foi evidenciada a procura pela qualidade e inovação, que não necessariamente é motivada pelo mercado, mas motivada internamente pela busca de melhorias e de novos desafios. Neste sentido, o estudo contribui para evidenciar uma mudança na trajetória da instituição, mostrando que houve um processo de profissionalização da gestão. A unidade passou a se antecipar as necessidades da indústria local e seguir a tendência do mercado, além de investir na melhoria de seus processos internos, na busca pela qualidade total e na melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.