Documentação pedagógica como instrumento de reflexão e produção docente na educação infantil

Autores

  • Flávia Lamounier Gontijo

Palavras-chave:

Documentação pedagógica. Educação Infantil. Reflexão e produção docente.

Resumo

O tema “Documentação nas práticas pedagógicas em Educação Infantil” cada vez mais provoca o interesse de educadores e professores voltados para a formação de crianças. Com base em um relato de experiência com um grupo de professoras da escola Vila da Criança, neste artigo chama-se a atenção para as possibilidades de formação docente, ressaltando as dimensões reflexiva e coletiva vividas em processos de documentação. Ao final, não se afirma que a aplicação de determinados procedimentos em documentação determina a formação de professores, porém acredita-se que algumas condições favorecem positivamente a reflexão docente sobre a criança, a infância e seu próprio modo de trabalhar pedagogicamente, provocando, assim, novas formas de produção em relação aos fazeres e saberes docentes.

Downloads

Publicado

30/06/11

Edição

Seção

Artigos