O desafio da implementação do ensino de história e cultura africana e afrobrasileira na prática pedagógica1

Autores

  • Fern anda Silva de Oliveira

Palavras-chave:

Implementação da Lei n. 10.639/03. Prática pedagógica docente. Projeto político-pedagógico.

Resumo

Neste trabalho, reflete-se sobre a prática pedagógica de docentes atuantes na Rede Municipal de Belo Horizonte ante a implementação da Lei n. 10.639/03. Essa Lei é uma alteração da Lei n. 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) –, que torna obrigatória, a inserção da temática “história e cultura africana e afro-brasileira” no currículo oficial das escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio da Educação Básica. Diante dos relatos e produções teóricas que apontam a dificuldade de implementação dessa legislação nas instituições escolares brasileiras optou-se por trazer uma reflexão sobre os desafios e limites da construção de práticas positivas em torno do trabalho com as relações raciais no cotidiano escolar. Na pesquisa, mostra-se o desenvolvimento de trabalhos positivos voltados para a diversidade e a incorporação no currículo de escola o conteúdo da referida legislação.

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Publicado

30/12/11

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Seção

Artigos