Construções identitárias de adolescentes negros de classe média: um estudo de caso em uma escola particular de Belo Horizonte-MG

Autores

  • Pollyann a A. Nicodemos
  • Sandra Pereira Tosta

Palavras-chave:

Adolescentes negros. Classes média e alta. Identidade étnicoracial. Escola particular.

Resumo

Este artigo resulta de dissertação desenvolvida e concluída no Programa de Pós- Graduação em Educação da PUC Minas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo objetivo central foi compreender o processo de construção da identidade de adolescentes negros de classes média e alta, alunos do ensino médio em uma escola da rede privada de Belo Horizonte-MG. A escola foi considerada como um dos espaços privilegiados para se observar como construções identitárias ocorrem em meio a dinâmicas de socialização e aprendizagem. Especialmente identidades étnico-raciais em contextos nos quais a presença de estudantes negros é, historicamente, muito pequena e invisível nas pesquisas da área. Os resultados alcançados evidenciaram que os adolescentes negros, em seus depoimentos, revelam contradições ao assumir sua condição negra, com destaque para suas características perceptíveis (cabelo e cor de pele). No que se refere à socialização dos adolescentes negros com seus pares, estes, em certos momentos, vivenciam situações de preconceito racial, em razão de sua condição étnico-racial, a exemplo dos apelidos e tratamentos discriminatórios. Com isso, foi possível compreender o modo como estudantes negros de classes média e alta estão inseridos na escola privada e como essa inserção e a vivência deles configuram sua construção identitária.

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Publicado

30/12/11

Edição

Seção

Artigos