Ações afirmativas, educação e relações étnico-raciais: lutas por redistribuição e por reconhecimento

Autores

  • Rodrigo Ednilson de Jesus Mestre em Sociologia e Doutor em Educação pela UFMG. Professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais.

Palavras-chave:

Ações afirmativas. Educação e relações étnico-raciais.

Resumo

No intuito de situar historicamente o leitor no processo de deslocamento pelo qual tem passado a nacionalidade brasileira, procura-se, ao longo deste artigo, evidenciar as estreitas relações entre o pensamento social brasileiro e as políticas educacionais dirigidas ao povo brasileiro e, especialmente, à população negra, no intuito de “construir” a nação. Discute-se, ainda, o processo contestatório que, iniciado nos anos finais da década de 1970, representou uma crítica visceral ao contexto de desigualdade social e racial vigente no País, além de uma contundente contestação à imagem ambígua de nação que se consolidou ao longo do século XX, alicerçada tanto no orgulho da pretensa atmosfera harmônica vivenciada pelas três matrizes raciais fundantes da nação (Teoria da Democracia Racial) quanto no desejo inconfessável de tornar-se uma nação branca (Teoria do Branqueamento Racial).

Downloads

Publicado

30/12/11

Edição

Seção

Artigos