Escola e juventude: uma relação possível?
Palavras-chave:
Juventude. Escola. Relação professor-aluno.Resumo
Neste artigo, relatamos uma pesquisa exploratória realizada em uma escola da rede estadual de ensino de Belo Horizonte com uma turma de ensino médio, considerada a pior turma da escola. O principal objetivo foi fornecer elementos que auxiliassem nas reflexões sobre as complexas relações que se estabelecem entre os jovens e a escola, sobretudo nas relações professor-aluno. Para tanto, observamos o cotidiano da sala de aula e realizamos entrevistas semiestruturadas com os estudantes. O artigo é composto por uma breve explanação sobre a condição juvenil, a relação juventude-escola e a condição docente, seguida das análises de nossas observações, que giram em torno das seguintes questões: espaço escolar, ideal de aluno, sociabilidade, sentido da escola e autoridade do professor. À guisa de conclusão, reiteramos a necessidade de que os professores e a instituição escolar conheçam e compreendam melhor os jovens que frequentam a escola, suas demandas, seus desejos e anseios, na perspectiva de abandonar os estereótipos e representações negativas que, a nosso ver, parecem impossibilitar o diálogo e prejudicam o ato educativo.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.