Sobre o conceito de prática pedagógica e o professor de matemática
Palavras-chave:
Prática pedagógica. Universalização do ensino. Educação matemática.Resumo
Na elaboração deste artigo, realizou-se uma revisão literária com a intenção de oferecer subsídios para promover a análise da prática pedagógica do professor de Matemática, inserindo-se em um contexto de universalização da educação no país. Para isso, na introdução propõe-se um estudo sobre a definição de prática pedagógica numa perspectiva dialética. No desenvolvimento, apresenta-se breve histórico da educação brasileira nas últimas décadas, bem como a descrição do cenário atual da escola pública em nosso país. São analisadas, ainda, as condições e características do trabalho docente e discutido o ensino de Matemática tendo como desafio a inclusão social. As principais considerações se baseiam na necessidade de formações inicial e continuada para o professor, qualificando-o para exercer conscientemente seu papel de agente social.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.