Análise das práticas pedagógicas relacionadas ao patrimônio cultural
Palavras-chave:
Patrimônio cultural. Educação patrimonial. Práticas pedagógicas.Resumo
Esta pesquisa teve como universo de investigação o sistema regular de ensino fundamental municipal de Belo Horizonte. Tal investigação visou contribuir para o desenvolvimento do conhecimento voltado para as práticas escolares cotidianas, buscando compreender as ações que configuram o dia a dia da experiência dos professores da rede municipal no que tange à temática da educação patrimonial. Para tanto, foi investigado um projeto de educação patrimonial que, de forma direta ou indireta, envolveu docentes e escolas da rede municipal em questão. Cabe ressaltar que, neste trabalho, apresenta-se parte dos dados coletados. Verificou-se que as repercussões do projeto no cotidiano da prática escolar da rede de ensino em questão foram frágeis e que os conceitos de patrimônio cultural material e imaterial apresentam-se pouco sistematizados entre os docentes investigados, demonstrando sensível distância daqueles elaborados na produção existente sobre o tema.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.