Desenhando a relação de professor e aluno a partir da (re)significação da prática docente em Cabinda (Angola): a desconstrução da imagem de uma pedagogia tradicional
Palavras-chave:
Prática pedagógica. Diálogo. Relação professor e aluno.Resumo
Neste texto, reflete-se sobre as potencialidades que as relações subjectivas entre professores e alunos trazem na produção de conhecimento e como essas relações se dão nas salas de aula de Cabinda, Angola. As seguintes questões foram eixos que direccionaram essa reflexão: como as relações subjectivas entre professores e alunos contribuem na construçao e ressignificação da prática docente? Quais fatores influenciam na relação professor e aluno na prática pedagógica no contexto educacional de Cabinda? Fez-se necessário explicitar o contexto social e político-educacional da República de Cabinda, bem como explicitar os graves poblemas que assolam o país em um período de pós-guerra civil para situar as condições em que se realizam a prática docente para, então, refletir sobre as repercussões na relação professor e aluno. Essa reflexão fundamentou-se em autores como Paulo Freire, C. Gauthier e M. Tardif, Salgueiro, dentre outros. Percebeu-se que essa relação se dá, ainda hoje, de forma autoritária prevalecendo a ausência de diálogo e o poder professoral como alguém que professa um dogma de fé inquestionável. Propõe-se o diálogo para ressignificação da prática pedagógica, tornando-a mais humana e ativa, bem como o reconhecimento e a valorização da cultura do estudante cabindense.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.