A educação em tempos de pandemia Covid-19: impactos nas escolas: fecho generalizado e reabertura
Palavras-chave:
educação e pandemia, educação em período de pandemia, impactos da pandemia de COVID-19 na educação, fecho generalizado das escolas, reabertura das escolas em tempo de pandemiaResumo
A pandemia de COVID-19 provocou instabilidade e acentuou desigualdades já
existentes na nossa sociedade. Muitos setores foram afetados pelo aparecimento
deste vírus, tendo sido obrigados a readaptar e modificar as suas condutas,
processos e rotinas diárias. O setor da Educação teve necessidade de reinventar
as suas práticas não só durante o fecho generalizado das escolas como também,
posteriormente, na reabertura das mesmas. No presente artigo, refletimos acerca
dos impactos destes dois momentos marcantes na história do sistema educativo:
analisamos as repercussões que o encerramento das escolas teve nos professores,
alunos e famílias; descrevemos como Portugal procedeu à reabertura das
mesmas; identificamos as mudanças ao nível das interações, espaços, rotinas,
materiais e procedimentos de higiene na reabertura das instituições. No final deste
artigo, partilhamos algumas propostas para melhorar e atualizar o processo de
ensino-aprendizagem, já que a pandemia forçou a reflexão e a tomada de consciência
sobre a necessidade de transformar o paradigma da educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.