Estímulo ao raciocínio geográfico no fundamental através de uma HQ – Oswaldo Cruz e a Turma da Mônica
Palavras-chave:
ensino de geografia, ensino por investigação, história em quadrinhosResumo
Esta ação didático-pedagógica relata a evolução do desenvolvimento cognitivo alcançado por uma (1) turma do Ensino Fundamental II, a partir do interesse dos jovens estudantes pelas histórias em quadrinhos, onde ideias despretensiosas sobre a ciência foram sendo investigadas e lapidadas qualitativamente, por meio de uma HQ - OSWALDO CRUZ E A TURMA DA MÔNICA - com a intermediação da professora, nas aulas de Geografia. Apontando, que as histórias em quadrinhos podem servir de suporte para a constituição de conceitos científicos, nesse caso, tendo como foco a vida e obra do sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz. A pesquisa ocorreu de forma participante e qualitativa; realizou-se em uma escola particular, ICJ – Instituto Coração de Jesus, no município de Belo Horizonte - MG (Brasil), com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II. As atividades estimularam a curiosidade, a autonomia, o dialogismo, e a elaboração de conclusões pelos próprios estudantes pela troca de informações e um debate coletivo. As orientações teórico-metodológicas situam-se, especialmente, nas teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.