Considerações sobre a aula e o ensinar
Palavras-chave:
educação, psicanálise, semiologia, transmissão, aulaResumo
O texto "Considerações sobre a aula e o ensinar" foi apresentado no Seminário A Aula de Roland Barthes, promovido pelo curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas - FUMEC, em 07 de outubro de 2002.
O texto propõe discutir os diversos sentidos que a palavra aula pode assumir e, em especial, sua função dentro do campo pedagógico. Tomando o texto de Barthes como eixo para argumentação, considera a aula como o espaço privilegiado para o ensinar. Nesta perspectiva a didática assume uma função essencial que é a de procurar estabelecer os meios para que, na aula, o conhecimento seja transmitido do professor para os alunos com a mínima perda possível. Por fim, apresenta a aula em um campo semiológico e, por conseqüência fadado ao mal-entendido. Resgatando a proposição de S. Freud de que o ensinar (junto ao governar e ao curar) são ofícios impossíveis. A partir destas considerações é interrogado o que, na realidade, seria a "essência" de uma aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.