Atuação do esteticista no pré e pós-operatório de abdominoplastia

Autores

  • Wanessa de Oliveira Souza Universidade FUMEC

Resumo

A estética está em evidência. A eficiência de uma cirurgia plástica não depende somente do seu planejamento cirúrgico. A preocupação com os cuidados no pré e pós-operatório tem demonstrado fator preventivo de possíveis complicações e promoção de um resultado estético mais satisfatório. A abdominoplastia é uma cirurgia comum entre as mulheres, e sua realização acontece normalmente após perda de peso excessivo, perda da musculatura e após a gestação.

O estudo realizado teve como propósito analisar a atuação do esteticista antes e após a realização da cirurgia de abdominoplastia, verificando se os métodos adotados são efetivos para o melhor restabelecimento do paciente, e evitar possíveis intercorrências.

Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a temática em destaque em livros e periódicos. Este artigo também é observacional e descritivo. Caracteriza-se por um estudo de prevalência realizado com um grupo de oito pacientes do sexo feminino que previamente foram submetidas a uma cirurgia de abdominoplastia, na cidade de Belo Horizonte Minas Gerais. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário estruturado e investigativo sobre o pré e pós-operatório da abdominoplastia.

Conclusão: A estética está fundamentada em conceitos científicos sólidos e muito tem contribuído tanto no pré quanto no pós-operatório, prevenindo e/ou tratando as respostas advindas das intervenções cirúrgicas, possibilitando ainda a diminuição da ansiedade pós-operatória, edemas recorrentes do trauma cirúrgico, fibroses e cicatrizes.

 

Palavras chave: Abdominoplastia; Pré e pós operatório; Esteticista; Eletroterapia; Drenagem linfática.

Downloads

Publicado

20/09/22