INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA NA CADEIA PRODUTIVA DA AVICULTURA DE CORTE

Autores

  • Roberto Giro Moori Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • ADILSON CALDEIRA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Edson Marques Procópio Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N2ART1252

Palavras-chave:

avicultura de corte, crédito, cadeia produtiva, financiamento, investimento

Resumo

Com o objetivo de compreender o papel da intermediação financeira na relação entre investimento, crédito e desempenho na cadeia produtiva da avicultura de corte, efetuou-se uma análise comparativa considerando duas situações: uma em que a empresa integradora (frigorífico ou empresa de transformação industrial) faz a intermediação na captação de recursos financeiros por suas integradas (produtores rurais avícolas ou aviários) e outra em que os produtores recorrem a agentes de financiamento sem intermediação. Pesquisou-se uma amostra composta de 297 produtores, sendo 180 com crédito captado com intermediação e 117 sem intermediação. Os dados tratados pelos testes não paramétricos de Mann-Whitney, Kolmogorov-Smirnov, Qui-quadrado e modelagem de equações estruturais, com base nos construtos investimento, crédito e desempenho, revelaram não existir evidência da influência da intermediação financeira no desempenho produtivo dos produtores avícolas.

Biografia do Autor

Roberto Giro Moori, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1980), mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1989), doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1993), pós-doutorado em Administração pela University of Bath, Inglaterra (2003) e em Logística e Engenharia da Informação pela Tokyo University of Marine Science and Technology, Japão (2010). Atualmente é professor titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor associado do Instituto Maua de Tecnologia. Tem experiência nas áreas da Engenharia da Produção e da Administração de Empresas, com ênfase em Operações, Logística, Gestão da Qualidade e Produtividade, Administração de Materiais, Administração da Produção, Cadeias de Suprimentos e Redes de Relacionamentos de Negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: Operações Industriais, Logística, Alinhamento Estratégico (Prioridades Competitivas) em Cadeias de Suprimentos, Gestão da Demanda (Governança) em Cadeias de Suprimentos e Redes Colaborativas (Verticais e Horizontais) de Negócios.

ADILSON CALDEIRA, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, Especialista em Administração Financeira e Graduado em Engenharia Civil. É Professor Adjunto em período integral e pesquisador do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Leciona também na Universidade Nove de Julho e em outras Instituições de Ensino Superior como professor visitante. Atua na Área de Administração em temas relacionados a Estratégia e Aprendizagem nas Organizações, sendo pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Estratégia e Inovação (NEPEI), da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Avaliador de publicações científicas como RAM - Revista de Administração Mackenzie, Revista Base (UNISINOS), Revista Economia & Gestão (PUC/MG), Revista Jovens Pesquisadores, atuando também como parecerista e coordenador de sessão em eventos científicos como EnANPAD - Encontro Nacional da ANPAD, Congresso Internacional Iberoamerican Academy of Management, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC Mackenzie/CNPQ, e EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Possui experiência de atuação profissional na administração de empresas nacionais e internacionais bem como em gestão de Instituições de Ensino Superior.

Edson Marques Procópio, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), especialização em Finanças pelo IBMEC São Paulo, especialização em Tecnologia da Educação pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP São Paulo e Mestrado em Administração de Empresas em desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie São Paulo. Atualmente é Gerente Executivo no Banco do Brasil S/A.

Downloads

Publicado

19/12/13

Edição

Seção

Artigos