INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA NA CADEIA PRODUTIVA DA AVICULTURA DE CORTE
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N2ART1252Palabras clave:
avicultura de corte, crédito, cadeia produtiva, financiamento, investimentoResumen
Com o objetivo de compreender o papel da intermediação financeira na relação entre investimento, crédito e desempenho na cadeia produtiva da avicultura de corte, efetuou-se uma análise comparativa considerando duas situações: uma em que a empresa integradora (frigorífico ou empresa de transformação industrial) faz a intermediação na captação de recursos financeiros por suas integradas (produtores rurais avícolas ou aviários) e outra em que os produtores recorrem a agentes de financiamento sem intermediação. Pesquisou-se uma amostra composta de 297 produtores, sendo 180 com crédito captado com intermediação e 117 sem intermediação. Os dados tratados pelos testes não paramétricos de Mann-Whitney, Kolmogorov-Smirnov, Qui-quadrado e modelagem de equações estruturais, com base nos construtos investimento, crédito e desempenho, revelaram não existir evidência da influência da intermediação financeira no desempenho produtivo dos produtores avícolas.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.