COMPORTAMENTO ECOLÓGICO EM TEMPOS DE (IN)SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Leonardo Victor de Sá Pinheiro Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Diego de Queiroz Machado Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Verónica Peñaloza Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • José de Queiroz Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

Comportamento ecológico, Valores ambientais, Crenças ambientais, Obrigação moral, Estudantes de Administração

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar as relações existentes entre os valores e crenças ambientais, o sentimento de obrigação moral e o comportamento ecológico de estudantes de graduação em Administração. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário composto por quatro escalas referentes a valores ambientais, crenças ambientais, sentimento de obrigação moral e comportamento ecológico. Utilizando a técnica multivariada de Modelagem de Equações Estruturais baseada nos Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM), foram obtidos indícios empíricos que, de forma geral, reforçam a relevância de se considerar esses construtos como variáveis independentes e mediadoras que contribuem para uma melhor compreensão dos comportamentos a favor do meio ambiente. Tais resultados sugerem que o cuidado ambiental pode receber influência sobre diversas formas de condutas, sejam voltadas às questões morais, interesses pessoais ou altruístas. Do ponto de vista gerencial, espera-se que os resultados encontrados forneçam subsídios para o incentivo ao comportamento ecológico desde a universidade até as organizações.

Biografia do Autor

Leonardo Victor de Sá Pinheiro, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorando em Psicologia e professor do curso de Administração da Universwidade Federal do Piauí (UFPI).

Diego de Queiroz Machado, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Administração e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)

João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Contabilidade e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP) e do Curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Verónica Peñaloza, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Economia e Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

José de Queiroz Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Psicologia e Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Downloads

Publicado

17/03/21

Edição

Seção

Artigos