COMPORTAMENTO ECOLÓGICO EM TEMPOS DE (IN)SUSTENTABILIDADE
Palabras clave:
Comportamento ecológico, Valores ambientais, Crenças ambientais, Obrigação moral, Estudantes de AdministraçãoResumen
O presente estudo teve como objetivo identificar as relações existentes entre os valores e crenças ambientais, o sentimento de obrigação moral e o comportamento ecológico de estudantes de graduação em Administração. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário composto por quatro escalas referentes a valores ambientais, crenças ambientais, sentimento de obrigação moral e comportamento ecológico. Utilizando a técnica multivariada de Modelagem de Equações Estruturais baseada nos Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM), foram obtidos indícios empíricos que, de forma geral, reforçam a relevância de se considerar esses construtos como variáveis independentes e mediadoras que contribuem para uma melhor compreensão dos comportamentos a favor do meio ambiente. Tais resultados sugerem que o cuidado ambiental pode receber influência sobre diversas formas de condutas, sejam voltadas às questões morais, interesses pessoais ou altruístas. Do ponto de vista gerencial, espera-se que os resultados encontrados forneçam subsídios para o incentivo ao comportamento ecológico desde a universidade até as organizações.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.