ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Vagner Horz Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Anderson Betti Frare Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Ana Paula Capuano da Cruz Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Marco Aurélio Gomes Barbosa Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Palavras-chave:

Orientação Empreendedora, Empreendedorismo Público, Instituições de Ensino Superior.

Resumo

O estudo objetivou verificar a intensidade da Orientação Empreendedora (OE) de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Sul do País, conforme as dimensões estipuladas por Lumpkin e Dess (1996) e Miller (1983). A metodologia possui viés quantitativo, mediante survey, com uma amostra de 126 servidores. Validou-se os indicadores por meio da Análise Fatorial Exploratória e utilizou-se estatística descritiva para verificar a intensidade dos construtos. Os achados sugerem a presença das dimensões na seguinte escala decrescente: Proatividade; Agressividade Competitiva; Autonomia; Assunção de Riscos e; Comportamento Inovador. Desta maneira evidencia-se o intuito dos servidores em buscar oportunidades que facilitem os procedimentos cotidianos, manifestação de disposição para constante readaptação no setor, e existência de liberdade para desenvolverem e amadurecerem novas ideias. De forma geral, constata-se a existência de barreiras devido à pouca flexibilidade nestas organizações, o que aparentemente torna-se um fator restritivo de inovação e assunção de potenciais oportunidades atreladas ao risco.

Biografia do Autor

Vagner Horz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Tem experiência na área de Ciências Contábeis. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria - RS e com Especialização em Gestão Estratégica em Gestão de Pessoas pela Universidade Franciscana - UFN. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Anderson Betti Frare, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atualmente é membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças - NUPECOF e desenvolve pesquisas nas áreas de Controle Gerencial e Controladoria.

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduada em Ciências Contábeis pela FURG. É professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e leciona nos cursos de Graduação e Especialização (Lato Sensu) em Ciências Contábeis e nos Programas de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONT-FURG - mestrado acadêmico) e Administração (PPGA-FURG - mestrado acadêmico). Atua, principalmente, nas linhas de pesquisa de Controle Gerencial e Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.

Marco Aurélio Gomes Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2004), Especialista em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (2006), Mestre em Ciências Contábeis e Controladoria (2009) e Doutor em Ciências Contábeis (2017) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atualmente é professor efetivo do curso de Ciências Contábeis e do PPG em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Membro da Acadêmia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, Conselheiro no CRCRS e Membro da Comissão para Elaboração de Projetos e Ações que visem o Aprimoramento do Ensino Contábil no País no CFC. Possui interesse em pesquisas sobre Teorias para a Contabilidade, História da Contabilidade, Regulação e Controle.

Downloads

Publicado

17/03/21

Edição

Seção

Artigos