ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR
Keywords:
Orientação Empreendedora, Empreendedorismo Público, Instituições de Ensino Superior.Abstract
O estudo objetivou verificar a intensidade da Orientação Empreendedora (OE) de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Sul do País, conforme as dimensões estipuladas por Lumpkin e Dess (1996) e Miller (1983). A metodologia possui viés quantitativo, mediante survey, com uma amostra de 126 servidores. Validou-se os indicadores por meio da Análise Fatorial Exploratória e utilizou-se estatística descritiva para verificar a intensidade dos construtos. Os achados sugerem a presença das dimensões na seguinte escala decrescente: Proatividade; Agressividade Competitiva; Autonomia; Assunção de Riscos e; Comportamento Inovador. Desta maneira evidencia-se o intuito dos servidores em buscar oportunidades que facilitem os procedimentos cotidianos, manifestação de disposição para constante readaptação no setor, e existência de liberdade para desenvolverem e amadurecerem novas ideias. De forma geral, constata-se a existência de barreiras devido à pouca flexibilidade nestas organizações, o que aparentemente torna-se um fator restritivo de inovação e assunção de potenciais oportunidades atreladas ao risco.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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