DESENVOLVIMENTO DE POTENCIAIS SUCESSORES

Autores

  • Tatiana Almendra Dutra PUC-SP e Strong Business School FGV
  • Elza Fátima Rosa Veloso FIA Business School
  • Leonardo Nelmi Trevisan
  • Lucas Santos Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Apesar da necessidade crescente das empresas desenvolverem seus potenciais talentos, segundo a literatura, a maior parte delas mapeia, mas não desenvolve esses profissionais. O objetivo deste estudo foi verificar se as organizações estão trabalhando o desenvolvimento de candidatos à sucessão mapeados e de que forma ele está ocorrendo. A amostra foi composta por empresas que participaram voluntariamente do levantamento das “150 melhores empresas para você trabalhar”, sendo um estudo quantitativo e populacional. Utilizou-se para análise dos dados o coeficiente Phi (ϕ) de correlação, e técnicas de estatísticas descritivas básicas: média, moda, frequências e proporções, Análise de Variância (ANOVA) e Análise de Regressão. Observou-se que a maior parte das empresas pesquisadas corre grandes riscos de sobrevivência no mercado, pois não possuem práticas formais para desenvolvimento de profissionais mapeados como potenciais sucessores e aquelas que o fazem ainda utilizam prioritariamente treinamento como forma de desenvolvimento, embora a literatura critique a sua eficácia.

Biografia do Autor

Tatiana Almendra Dutra, PUC-SP e Strong Business School FGV

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-SP, assunto: Sucessão gerencial em empresas não familiares, doutorado concluído de 2020 e mestrado concluído em 2015; MBA em Administração pela FIA/FEA/USP (2001); Pós-graduação em Consultoria de Carreiras pelo PROGEP/FIA (2006); Pós-graduação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (2015) e Graduação em Moda pela Faculdade Santa Marcelina (1998). Atuação como coordenadora técnica de pós-graduação e professora na FIA/FEA/USP, Fundação Instituto de Administração, Strong ESAGS FGV, Grupo Educamais, UNIP, SENAC e Belas Artes e como professora convidada da FEA/USP , FMU e Universidade Ibirapuera. Autora do Livro Processo Sucessório Conceito e Prática (2016) e Gestão de Pessoas: realidade atual e desafios futuros (2017) ambos pela Editora Atlas em parceria com o Prof. Joel Souza Dutra. Responsável pela estruturação e elaboração de programas de pós-graduação e extensão universitária desde 2001, pelo CEATS, Centro de Empreendedorismo Social e terceiro Setor e pelo PROGEP, Programa de Gestão de Pessoas, ambos da FIA. Atuação como consultora na área de gestão de pessoas em parceria com organizações como a FIA, Fundação instituto de Administração e Growth Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, elaborando e implantando projetos prioritariamente nas áreas de: sucessão gerencial, assunto no qual vem estudando e se especializando no mestrado e doutorado; carreira; educação corporativa; e desenvolvimento de lideranças e processos de gestão de pessoas em organizações públicas, privadas e não governamentais. Experiência com coaching e aconselhamento de carreira para clientes corporativos e individuais. Pesquisadora pelo CEATS de 2001 a 2006 compondo a pesquisa Alianças Intersetoriais para Atuação Social e Valorização e Formação Profissional.

Elza Fátima Rosa Veloso, FIA Business School

É livre docente, doutora (com pós-doutorado), mestre e graduada em Administração. Título de Mestre obtido na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com bolsa CAPES (2003); Doutorado Sanduíche FEA-USP / Northern Illinois University (NIU), com título de Doutor obtido na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2009), mesma instituição na qual realizou o pós-doutorado, com bolsa FAPESP (2015), e o concurso de livre docência (2017). Em 2008, realizou Estágio de Doutorando, com bolsa CAPES, na Northern Illinois University (NIU) e cursou a disciplina Organizational Behavior, em nível PhD, na University of Illinois at Chicago (UIC). Atualmente, é professora da pós-graduação stricto sensu, atuando no Mestrado Profissional em Gestão de Negócios da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Nessa instituição, além de atuar como docente no Mestrado e na Graduação em Administração, é Coordenadora Executiva e professora do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (PROGEP), no qual conduz o módulo Carreira e Sucessão do curso de Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas. Nesse curso e no MBA-RH, é a responsável pelo processo de elaboração de monografias. É também professora na graduação e na pós-graduação lato sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em disciplinas ligadas a Gestão de Pessoas. É pesquisadora do grupo de pesquisa em Gestão de Carreira, Liderança e Processo Sucessório, da FEA-USP, e segunda líder do grupo Trabalho, Carreira e Tecnologia, da PUC-SP. A parceria entre esses dois grupos gerou a publicação científica quadrimestral, da qual é editora, a Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe), indexada no sistema Qualis/Capes. Tem experiência de mercado no setor bancário e acadêmica na área de administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gestão de carreira e sucessão, comportamento organizacional, clima organizacional, gestão de pessoas e metodologia do trabalho científico.

Leonardo Nelmi Trevisan

É graduado em História (1976), mestre em História Econômica (1984) e doutor em Ciência Política (1993), todos pela Universidade de São Paulo. Obteve títulos de pós-doutorado, na área de Economia do Trabalho, pela University of London (1997) e pela Warwick University (1998), ambos com bolsa da Fapesp. Como Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Departamento de Economia e na Pós-Graduação em Administração, coordena o Grupo de Pesquisa Gestão de Carreiras e Transformação no Trabalho site: www.pucsp.br/carreiras É Editor Responsável da Revista de Carreiras e Pessoas, periódico científico integrante do sistema Quallis. É também professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing e jornalista, desde 1976, em diferentes jornais e revistas, com experiência nas áreas de Mercado de Trabalho, Economia e Relações Internacionais.

Downloads

Publicado

23/08/21

Edição

Seção

Artigos