DESENVOLVIMENTO DE POTENCIAIS SUCESSORES
Résumé
Apesar da necessidade crescente das empresas desenvolverem seus potenciais talentos, segundo a literatura, a maior parte delas mapeia, mas não desenvolve esses profissionais. O objetivo deste estudo foi verificar se as organizações estão trabalhando o desenvolvimento de candidatos à sucessão mapeados e de que forma ele está ocorrendo. A amostra foi composta por empresas que participaram voluntariamente do levantamento das “150 melhores empresas para você trabalhar”, sendo um estudo quantitativo e populacional. Utilizou-se para análise dos dados o coeficiente Phi (ϕ) de correlação, e técnicas de estatísticas descritivas básicas: média, moda, frequências e proporções, Análise de Variância (ANOVA) e Análise de Regressão. Observou-se que a maior parte das empresas pesquisadas corre grandes riscos de sobrevivência no mercado, pois não possuem práticas formais para desenvolvimento de profissionais mapeados como potenciais sucessores e aquelas que o fazem ainda utilizam prioritariamente treinamento como forma de desenvolvimento, embora a literatura critique a sua eficácia.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.