VALIDAÇÃO DE MODELO DE EXPERIÊNCIA DE COMPRA ON-LINE

Autores

  • Talita Muller Bueno Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Ouro Branco
  • Juliane de Almeida Ribeiro Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG Campus Ouro Branco
  • Francis Marcean Resende Barros Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da UFMG

Resumo

Resumo: O presente estudo teve como finalidade revalidar o modelo hipotético-conceitual de experiência de compra on-line, proposto e validado por Rose, Clark, Samouel e Hair (2012) nos Estados Unidos e Europa e validado por Queiroz, Bergamo e Melo (2016) no Brasil. Para isso aplicou-se um questionário on-line estruturado para uma amostra composta por 292 consumidores que realizaram compras on-line nos últimos dois anos. Os dados foram analisados por meio das técnicas de Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Análise Fatorial Confirmatória (AFC) para o modelo de mensuração, além de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) para o teste das hipóteses. Os resultados obtidos foram satisfatórios. O construto Intenção de Recompra apresentou 57,8% de variância explicada, sendo impactado diretamente pelos construtos Satisfação e Confiança e indiretamente pelos construtos Estado Cognitivo da Experiência e Estado Afetivo da Experiência.

Palavras-chave: Comércio Eletrônico; Experiência De Compra On-Line; Análise Fatorial Exploratória; Análise Fatorial Confirmatória.

Biografia do Autor

Talita Muller Bueno Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Ouro Branco

Talita Müller Bueno Sales: graduada em Administração pelo Instituto Federal Minas
Gerais, Campus Ouro Branco. Possui experiência nas áreas de Administração de
Empresas, Compras e Comercial. Atualmente trabalha no setor de Contratos na área
Hospitalar. Tem interesse de pesquisa nas linhas de Comportamento do Consumidor.

Juliane de Almeida Ribeiro, Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG Campus Ouro Branco

Juliane de Almeida Ribeiro: graduada em Administração pela Universidade Federal de
Minas Gerais. Possui mestrado e doutorado em Administração pelo Centro de Pós-
Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da UFMG. Desde 2010, é
professora do Instituto Federal Minas Gerais, no Campus Ouro Branco. Leciona as
disciplinas de Administração Mercadológica II, Métodos Qualitativos e Quantitativos de
Pesquisa, Trabalho de Conclusão de Curso e Tópicos Especiais em Administração no
curso Bacharelado em Administração, o qual atualmente coordena.

Francis Marcean Resende Barros, Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da UFMG

Francis Marcean Resende Barros: graduado em Administração pelo Instituto Federal
Minas Gerais, Campus Ouro Branco. Mestre em Administração pelo Centro de Pós-
Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da UFMG.

Downloads

Publicado

04/05/22