VALIDAÇÃO DE MODELO DE EXPERIÊNCIA DE COMPRA ON-LINE
Résumé
Resumo: O presente estudo teve como finalidade revalidar o modelo hipotético-conceitual de experiência de compra on-line, proposto e validado por Rose, Clark, Samouel e Hair (2012) nos Estados Unidos e Europa e validado por Queiroz, Bergamo e Melo (2016) no Brasil. Para isso aplicou-se um questionário on-line estruturado para uma amostra composta por 292 consumidores que realizaram compras on-line nos últimos dois anos. Os dados foram analisados por meio das técnicas de Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Análise Fatorial Confirmatória (AFC) para o modelo de mensuração, além de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) para o teste das hipóteses. Os resultados obtidos foram satisfatórios. O construto Intenção de Recompra apresentou 57,8% de variância explicada, sendo impactado diretamente pelos construtos Satisfação e Confiança e indiretamente pelos construtos Estado Cognitivo da Experiência e Estado Afetivo da Experiência.
Palavras-chave: Comércio Eletrônico; Experiência De Compra On-Line; Análise Fatorial Exploratória; Análise Fatorial Confirmatória.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.