ANÁLISE EWOM DOS SERVIÇOS DE AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA
Resumo
O setor da aviação civil trata-se de um modal de transporte polêmico nos repositórios online de reclamações sobre serviços, no Brasil. Este artigo vem a explorar o conteúdo gerado por opiniões e comentários sobre empresas áreas, feitas por consumidores, no site Reclame Aqui. Para tanto utilizou-se da estratégia do método netnografico com auxílio do software Iramuteq para dar conta dos 31.167 verbetes analisados sobre queixas envidadas às principais companhias aéreas nacionais, no período de outubro de 2019. Os resultados culminaram para recorrência dos vocábulos ‘passagem’, ‘valor’, ‘voo’, ‘comprar’ e ‘empresa’, os quais revelam problemas de orientação com compras de passagens, cancelamentos e reembolsos como indicativos para ingerencias de marketing, distribuição e orgão normativo do setor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.