RELAÇÕES DE TRABALHO NA PERSPECTIVA DE IMIGRANTES SENEGALESES

Autores

Resumo

O presente artigo teve por objetivo analisar as relações de trabalho na perspectiva microssocial de imigrantes senegaleses que trabalham em um frigorífico no estado do Rio Grande do Sul. Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva realizada em duas etapas: (i) quatro grupos focais com imigrantes senegaleses; e (ii) entrevistas individuais semiestruturadas com gestores desses imigrantes. Os relatos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram uma situação contraditória: apesar de estarem alocados em uma área profissional conhecida pela baixa remuneração e difíceis condições de trabalho, os imigrantes destacam a saúde, a qualidade de vida e o dinheiro como elementos centrais e motivadores para manter as relações de trabalho no Brasil. Indica-se, a partir do estudo, que as empresas desenvolvam políticas de valorização e crescimento profissional para trabalhadores imigrantes, distanciando-se de práticas de exploração comumente vivenciadas na imigração.

Biografia do Autor

Jaqueline Dill Lague , Faculdade IMED

Discente egressa do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Faculdade Meridional (IMED)

Dra. Shalimar Gallon, Instituto Meridional - IMEDIMED Business School

Faculdade Meridional (IMED)

Escola de Administração

Programa de Pós-Graduação em Administração

Grupo de Estudos Organizacionais Contemporâneos

Dra. Aline Mendonça Fraga , universidade federal do rio grande do sul

Discente egressa do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

09/03/22

Edição

Seção

Artigos