RELAÇÕES DE TRABALHO NA PERSPECTIVA DE IMIGRANTES SENEGALESES
Resumen
O presente artigo teve por objetivo analisar as relações de trabalho na perspectiva microssocial de imigrantes senegaleses que trabalham em um frigorífico no estado do Rio Grande do Sul. Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva realizada em duas etapas: (i) quatro grupos focais com imigrantes senegaleses; e (ii) entrevistas individuais semiestruturadas com gestores desses imigrantes. Os relatos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram uma situação contraditória: apesar de estarem alocados em uma área profissional conhecida pela baixa remuneração e difíceis condições de trabalho, os imigrantes destacam a saúde, a qualidade de vida e o dinheiro como elementos centrais e motivadores para manter as relações de trabalho no Brasil. Indica-se, a partir do estudo, que as empresas desenvolvam políticas de valorização e crescimento profissional para trabalhadores imigrantes, distanciando-se de práticas de exploração comumente vivenciadas na imigração.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.