INTELIGÊNCIA CULTURAL: UMA ANÁLISE SOB A APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL

Autores

  • Narayana de Oliveira Vazatta Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Dinora Floriani Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Rejane Roecker Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI e UNISUL

Resumo

O presente artigo tem como objetivo verificar a relação entre formação universitária e a percepção do desenvolvimento da inteligência cultural nos estudantes de graduação, com base na aprendizagem experiencial. Utilizando-se do método de pesquisa quantitativo de caráter exploratório, foram investigados os fatores internos e externos que influenciam a inteligência cultural, bem como o fato da mudança da percepção de CQ dos acadêmicos estar positivamente associada ao período do curso. Este artigo contribui para a literatura de negócios internacionais por explorar as relações entre percepção de CQ e formação acadêmica, avançar na compreensão sobre como os indivíduos aprendem a se desenvolver como profissionais globais e discutir fatores internos e externos que influenciam o desenvolvimento de CQ que não estão incluídos nas pesquisas já realizadas.

Biografia do Autor

Narayana de Oliveira Vazatta, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI/PPGA. Possui dupla titulação na Halmstad University (Suécia). Atua na área de importação e exportação. 

Dinora Floriani, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Professora na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atua nos programas de pós-graduação em Administração (Mestrado acadêmico e Profissional e Doutorado). Tem interesse nos temas de Internacionalização, Multinacionalidade, Cross-Cultural Research. 

Rejane Roecker, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI e UNISUL

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professora na UNISUL. Tem interesse nos temas de Inteligência Cultural, expatrição, internacionalização e Inovação. 

Downloads

Publicado

19/04/22

Edição

Seção

Artigos