NEUROCIÊNCIA E ANÁLISE SENSORIAL
IMPLICANDO À GASTRONOMIA JAPONESA
Resumo
As Neurociências e a Análise Sensorial vem aumentando suas participações na literatura, como sujeitos e objetos de estudos científicos explicativos de comportamentos. Uma das múltiplas aplicações destes temas situa-se na análise de pessoas, tornando possível dirigir-lhes produtos e serviços consistentes. Neste contexto, este artigo avaliou, na perspectiva da análise sensorial, a percepção dos consumidores sobre especialidades da gastronomia em restaurantes japoneses. Realizou-se uma survey com 449 consumidores processando-se os dados por estatísticas multivariadas. Os resultados demonstraram que o modelo analítico (contemplando a nomologia dos cinco sentidos) foi adequado, e o construto de maior expressão foi o “paladar”, apresentando maior correlação com o “tato” (consistência/textura). A análise sensorial apontou a necessidade de cuidado quanto ao estímulo visual das especialidades. As Redes Neurais resultantes demonstraram a consistência do modelo aplicado. Ressalta-se a necessidade de se realizar experimentos mais completos, no campo das neurotecnologias, otimizando as possibilidades das Neurociências e da Análise Sensorial.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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