RENDA DO SÓCIO EXECUTIVO NO MOMENTO DA SUCESSÃO
Resumo
- Campo de Estudo: Governança Corporativa
- Objetivo: Analisar como as empresas familiares lidam com a renda de seus sócios quando chega a hora de sua sucessão.
- Método: Utilizou-se uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa exploratória através de uma entrevista semiestruturada a partir de estudo de casos múltiplos.
- Resultado: O planejamento financeiro através de uma renda extra foi o que possibilitou a saída de dois sócios que concluíram a sucessão nos últimos meses. A pesquisa demonstrou que a criação de um fundo para as pessoas físicas dos sócios ou complementação da renda através de aluguéis de imóveis, são boas opções. A alternativa que se propõe é utilizar o conhecimento e as experiências deste sócio que está sendo sucedido, como principal executivo da empresa, em um conselho de administração remunerado.
- Contribuições Práticas: Os achados desta pesquisa podem ser aplicados nas mais diversas configurações de empresas familiares ou mesmo em estrutura não familiar, por possibilitar o planejamento e implementação de sucessões de forma mais eficiente e menos conflituosa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.