Participação do usuário como fator determinante de qualidade e valor em consultoria fitness

Autores

Palavras-chave:

Marketing, Serviços, Cocriação, Consultoria Fitness Online, Experiência

Resumo

Objetivo: verificar como o comportamento de cocriação dos usuários de serviços de consultoria fitness online, associa-se com a qualidade do serviço e o valor percebido na experiência do usuário do serviço. Originalidade/Valor: A pesquisa aponta que as relações teóricas do serviço de consultoria fitness online são plausíveis, considerando sua natureza relacional. Ela oferece informações valiosas para empreendedores e traz insights sobre atração e envolvimento dos usuários, qualidade do serviço e percepção de valor, além de ajudar na gestão e no marketing organizacional. Métodos: Aplicou-se um questionário online a amostra não probabilística de 450 respondentes. As análises estatísticas multivariadas foram realizadas com auxílio do SPSS, versão 23 e JASP. Estimou-se a Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem por Equação Estrutural por meio do método Robust Diagonally Weighted Least Squares. Verificou-se a consistência interna dos dados por meio dos coeficientes ômega de Mcdonald e alfa de Cronbach, e Confiabilidade Composta. Atestou-se a validade do instrumento através da validade discriminante e a validade convergente. Resultados: As estimativas indicam uma relação positiva entre Participação no Processo Decisório e Qualidade do Serviço, e entre o Comportamento de Cocriação Valor Percebido. E relações moderadas entre os outros construtos observados. Conclusões: no serviço de consultoria fitness online, a qualidade do serviço é atestada por meio da inclusão e integração do usuário do serviço, quanto à participação no processo do serviço. O valor está associado ao custo benefício e ao valor social gerado no uso do serviço por meio do comportamento de cocriação, no serviço de consultoria fitness online.

Biografia do Autor

Thaís Ligieri Zagnoli Cunha, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário UNA (2010). Especialista em Gestão de negócios pela UFMG (2017). Mestra em administração pelo Centro federal de educação tecnológica de Minas Gerais - CEFET MG. Experiência profissional em análise e inteligência de mercado, com experiência em aplicar estratégias de negócios no desenvolvimento de soluções e tendências de mercado. Como empreendedor (a) tem experiência em diferentes setores, com destaque para cargos de gestão. Com relação a atividades de ensino e pesquisa cursei em ''regime especial" disciplinas isoladas do programa de Pós - Graduação do CEPEAD - Mestrado e Doutorado, da Universidade Federal de Minas Gerais as disciplinas: Seminário em gestão de pessoas e comportamento organizacional e seminário em estratégia de marketing e inovação tecnológica da linhas de pesquisa (Gestão organizacional e comportamento) e (Inovação e tecnologia).

David Chester Carvalho Barros, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestrando Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/ Belo Horizonte/MG-Brasil. Graduou-se em Normalização e Qualidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG (2008). Obteve um MBA em Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental de UCESP (2013), além de uma especialização em Docência do Ensino Superior pela FAERPI (2015). Cursou 3 anos de Licenciatura em Educação Física na UNOPAR, com o curso posteriormente trancado. Atualmente, encontra-se matriculado no curso de Bacharelado em Administração na UNIFATECIE, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2024, simultaneamente ao mestrado em Administração no CEFET-MG. Participa ativamente do Programa de Pós-Graduação em Administração do CEFET-MG, com ênfase em Processos e Sistemas Decisórios, focando sua pesquisa nos Processos decisórios nas dimensões dos sujeitos, agentes, organizações e sociedade. Atualmente exerce a função de gestor de pessoas e processos nas áreas de Engenharia de Processos, Sistemas de Gestão Integrados, Controle da Qualidade e Lean Manufacturing, acumulando mais de duas décadas de experiência nessas áreas.

Eduardo Teixeira Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/ DOURADOS-MS), com título de mestre, também, em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente doutorando em Administração pelo Centro de Pesquisas de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG) na linha de pesquisa de Estratégia, Marketing e Inovação.  Pesquisador integrante do Núcleo de Estudos e Estratégias de Comunicação Integrada de Marketing & Turismo (NEECIM-TUR). Formação continuada em psicometria e métodos quantitativos pela Psicometria Academy. Os temas de interesse em pesquisas que estão em desenvolvimento são: Marketing de Turismo, Experiência Turística, Psicologia Positiva e Bem-estar e Métodos de Pesquisa Quantitativa.

Daniel Paulino Teixeira Lopes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Bacharel, mestre e doutor em Administração pela UFMG. É professor da área de Administração na graduação e na pós-graduação stricto sensu no CEFET/MG. Também atua como Coordenador Geral de Transferência de Tecnologia e Gerente da Nascente Incubadora de Empresas. Coordena o Núcleo de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (NICE), grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. Trabalhou em organizações como Governo de Minas, IBM Brasil, Telemar/Oi, Banco do Brasil e Câmara Americana de Comércio. Vivenciou experiências profissionais e acadêmicas na Inglaterra, Argentina, Costa Rica, Portugal e China. Foi Empreendedor Público do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de MG, atuando como gerente de projeto e avaliador de políticas públicas. Foi Chefe do Departamento de RH do Hospital Governador Israel Pinheiro. Foi consultor do Sebrae/MG para as soluções de Estratégias Empresariais. Foi Professor Substituto de Administração na FACE/UFMG, Professor Convidado de Gestão Estratégica em Telecomunicações no DCC/UFMG e Professor Convidado da Pós Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas no Senac/MG. Foi assistente editorial da Revista Gestão e Sociedade entre 2015 e 2017. Suas áreas de interesse são estratégia, inovação (tecnológica, gerencial e social), empreendedorismo e gestão de recursos humanos.

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19/04/24

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Artigos