A INDÚSTRIA 4.0 E AS INOVAÇÕES EM SUPRIMENTOS

ESTUDO DE CASO DE APLICAÇÃO DO STRATEGIC SOURCING

Autores

Palavras-chave:

Logística, Suprimentos, Indústria 4.0, Modelo de Gestão, Automatização, Inovação

Resumo

O departamento de suprimentos de uma empresa é o responsável por atender as necessidades organizacionais com o intuito de gerar a integração e o desenvolvimento da organização. Utilizar um modelo de gestão adequado em conjunto com as transformações advindas da Indústria 4.0 poderá representar a criação de vantagem competitiva e a inovação ao ambiente corporativo. Neste artigo, o principal objetivo foi descrever as oportunidades de automatização dos processos de suprimentos à luz do contexto da indústria 4.0 para o departamento de suprimentos em uma empresa de prestação serviços no ramo de operação logística, situada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para tanto, optou-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório-descritivo. Foi utilizado um roteiro semiestruturado na realização das entrevistas em profundidade junto aos profissionais de compras do departamento de suprimentos da organização objeto deste estudo. Os resultados demonstram que a empresa definiu o modelo de gestão em função do seu crescimento e da necessidade de maior controle de indicadores gerenciais do departamento, permitindo, assim, identificar possíveis automatizações em processos e utilizando, sobretudo, os princípios da indústria 4.0 para as atividades do departamento de compras.

Biografia do Autor

Frederico Cesar Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, Bacharel em Ciências Econômicas pela FACE-UFMG, e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pelo CEPEAD-UFMG. Educador há 22 anos, atualmente como Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola de Ciência da Informação, Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI), e como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Gestão Tecnologia da Informação e Comunicação (GETIC). Pesquisador nos temas sobre Gestão da Informação e do Conhecimento, Inteligência Competitiva, Transformação Digital, Gestão da Inovação e Estratégia. Possui 55 orientações concluídas (sendo 2 Teses de Doutorado, 32 Dissertações de Mestrado, 20 trabalhos de conclusão de curso em Especialização, 1 trabalho de conclusão de curso em Graduação, 2 Projetos de Pesquisa com apoio da PRPq UFMG e PROBIC/FAPEMIG (2 bolsas para graduandos) e 1 Estágio Supervisionado em Arquivologia. Atualmente, orientador em 9 projetos de pesquisa de Pós-Graduação stricto sensu (PPG-GOC), sendo 6 doutorandos e 3 mestrandos, e 1 projeto de pesquisa com apoio da PRPq UFMG e PROBIC/FAPEMIG (1 bolsa para graduandos). Líder do Grupo de Pesquisa "IKI - Information, Knowledge Innovation", no CNPq. Mentor e palestrante, e Membro do Editorial Review Board da The Bottom Line Journal of Emerald.

Marcelo Agenor Espíndola, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Faculdade de Nova Serrana (FANS)

Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo, especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Administração pela FACED (Bacharel). Possui também licenciatura em Administração por meio da Pós-Graduação em Formação Pedagógica para Docentes na Faculdade Paulista São José. Por dez anos atuou nas áreas de planejamento e gestão nas empresas VLI (Valor Logística Integrada), Gerdau Aços Longos e Fundação Bradesco. Atua como docente na Faculdade de Nova Serrana - FANS com experiência nas áreas de Empreendedorismo, Inovação e Competitividade, Gestão de Projetos, Gestão Estratégica de Pessoas e Métodos de Pesquisa e Senac Minas com experiência nas áreas administrativas, finanças, planejamento de produção, logística, gestão estratégica de pessoas e gestão de competências. Na instituição Senac Minas leciona nos cursos de aprendizagem comercial, técnico e formação inicial continuada. Atua também como Pesquisador do Projeto de Pesquisa "IKI - Information, Knowledge & Innovation", no CNPq.

Bráulio Alaor da Silva Queiroz, Centro Universitário UNA

Mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA (2021). Possui graduação em Administração com ênfase em empreendedorismo e gestão estratégica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009).

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Publicado

26/04/24