REVALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO DE CULTURA ORGANIZACIONAL PARA UM HOSPITAL PRIVADO

Autores

Palavras-chave:

cultura organizacional; valores; práticas; IBACO; hospital privado.

Resumo

O Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional (IBACO) é um dos mais utilizados no contexto brasileiro e, por esta razão, ele foi escolhido. O objetivo deste trabalho foi revalidar o IBACO, segundo a percepção dos funcionários de um hospital privado pernambucano. Sendo assim, desenvolveram-se os procedimentos centrais de adaptação dos itens do IBACO, que juntamente com questões sociais e demográficas compuseram o questionário usado neste estudo. Realizou-se uma pesquisa quantitativa e de natureza descritivo-exploratória. Foram coletados 305 questionários válidos e, para as análises dos dados, realizou-se as etapas necessárias a análise fatorial exploratória (AFE). A revalidação do instrumento apontou os seguintes resultados: a) os 2 construtos que compõem o instrumento da cultura organizacional (valores e práticas organizacionais) passaram a ter 6 dimensões cada; b) o construto valores organizacionais passou a ter 28 itens enquanto o construto práticas organizacionais ficou com 23 itens; e c) com essa reorganização dos itens e dimensões do instrumento, ele se mostrou mais claro e mais aderente às dimensões que formavam para a cultura do hospital privado investigado, podendo ser utilizado em outros contextos hospitalares similares.

Biografia do Autor

Jesuina Maria Pereira-Ferreira, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutora em Administração (UFMG, 2018), Mestra em Administração e Controladoria (UFC, 2011) e Bacharela em Psicologia, (2002). Professora Adjunta II do curso de Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (UFCA), e vice-coordenadora do curso de Administração. Tem 02 projetos de pesquisas aprovados: 1) Artesanato na Região de Cariri: gestão de pessoas e condição artesã e 2) Saúde e Adoecimento no trabalho na Região do Cariri. Avaliadora de diversos periódicos e eventos nacionais e internacionais. É líder do Tema 10 - Saúde e Adoecimento no Contexto de Trabalho no EnAnpad (Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração); do GT 12 - Juventude e mercado de trabalho: a transição da escola ao trabalho e suas consequências para a reprodução social no SITRE (Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade); do GT 02 - Comportamento Humano, Organização e Trabalho no CBEO (Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais) e do tema Significados do Trabalho no SEMEAD/USP (Seminário em Administração). Professora permanente do Mestrado Acadêmico em Administração (PPG/UFCA). Possuir mais de 15 anos de experiência em consultoria na área de Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional e do Trabalho, e mais de 10 anos de experiência como docente do ensino superior.

Gilmara Regina Bernardes Carvalho, Centro Universitário UniFBV

Formada em Administração de Empresas pela UNIVILLE e com MBA em Finanças e Controladoria e Gestão Estratégica de Pessoas, ambas pela FGV e mestra em gestão Empresarial pela UNIFBV - Devry. Possui formação coaching pela TTI Success Insights Brasil, desde 2008. Com 25 anos de vivência em Recursos Humanos, com conhecimento nos subsistemas de Recrutamento & Seleção, Folha de Pagamento, Remuneração& Benefícios e Treinamento & Desenvolvimento. Participou do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes – PAEX –Fundação Dom Cabral. Palestrante pelo Rotary Internacional nos eventos de RYLA, treinamento para jovens lideranças em escolas públicas e palestrante pela DFK Internacional em Guadalajara no México. Professora de pós-graduação de Psicologia Organizacional na UNIFBV – Wyden. Atualmente atua como consultora na Adviser em São Paulo e em Recife. Em sua trajetória passou por empresas de grande porte como Fabio Perini – Grupo Kórber, Termotécnica Embalagens e Amanco Tubos e Conexões. Atuou também como consultora na Pearson, Osram, Grupo Carrefour e Kroton. 

Michelle de Souza Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Psicóloga, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, mestre e doutora em Administração pela UFMG. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Federal de Psicologia. Vivência profissional em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, atuando de forma generalista nos principais subsistemas.

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19/04/24

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