Hipérbole como argumento retórico

Autores

  • Kelly Cristina Lourenço Pinheiro Universidade SÃo Caetano

Palavras-chave:

Comunicação, retórica, publicidade, hipérbole, persuasão

Resumo

Este artigo é parte integrante da dissertação de mestrado A PUBLICIDADE SOB A ÓTICA DA HIPÉRBOLE – O exagero como argumento retórico, a qual retrata a publicidade à procura da quebra da percepção congelada dos consumidores em consequência do excesso de informações e abordagens feitas pelas mídias. Circunscrito o objeto de estudo, serão apresentados um anúncio impresso e premiado pelo Wave Festival, da Revista Meio & Mensagem, com a finalidade de exemplificar os tipos de hipérboles utilizadas pela publicidade impressa, e um quadro taxonômico que tipifica a hipérbole. Esse caminho conduz ao principal objetivo do presente estudo, que é o de detectar a figura retórica da hipérbole como fator de contribuição no processo de persuasão na comunicação publicitária.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Lourenço Pinheiro, Universidade SÃo Caetano

Professora Mestre em Comunicação Social e Marketing Estratégico nas Faculdades Carlos Drummond de Andrade, Faculdade de Tecnologia João XXIII e SENAC. Além de Consultora em Comunicação, Marketing e Treinamento. Sou graduada em Comunicação Social pela Faculdade Casper Líbero (1999) e pós graduada pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão Empresarial (MBA) em 2005. Atuei em várias empresas do mercado segurador e bancário ao longo de 20 anos e em todas suas atividades o treinamento, de executivos e outros colaboradores, estave presente. A linha de pesquisa a qual me dedico estão relacionadas à retórica, hipérbole, a persuasão nos discursos publicitário.

Referências

ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1967.

_____________. Retórica. Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda. BABO, Maria Augusta, (2005). “A dimensão imagética da metáfora” (2005). In CARDOSO e CUNHA, Tito (Org.), Revista de Comunicação e Linguagens, número 36-Retórica, Lisboa: Vega, pp. 103-112.

____________. Arte Retórica. Trad. Antonio Tovar. Madrid: Estúdios Políticos, 1971.

____________. Definição da retórica e de sua estrutura lógica. In: ARISTÓTELES. Retórica. Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1998.

____________. Retórica das Paixões. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

____________.Órganon: Categorias, Da interpretação, Analíticos anteriores, Analíticos posteriores, Tópicos, Refutações sofísticas. Bauru: Edipro, 2005.

CADENA, Nelson Varón. Brasil – 100 Anos de Propaganda. São Paulo: Edições Referência, 2001.

CARRASCOZA, João A. Publicidade e Pós-Modernidade. Disponível em: http://www.espm.br/ConhecaAESPM/Mestrado/Documents/COLOQUIO%20BXM/S5/tania%20e%20carrascoza.pdf> Acesso em: 20 jan. 2011.

____________. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Futura, 1999.

____________. O Apolíneo e o Dionisíaco no Texto Publicitário. Cadernos da Escola de Comunicação - UNIBRASIL, Curitiba, nº 2, pp. 24-39, jan-dez 2004.

____________. Redação Publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.

____________; CASAQUI, Vander; HOFF, Tânia. A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo. Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, v. 4, nº 11, pp. 65-77, 01 nov. 2007.

____________. Do caos à criação publicitária: processo criativo, plágio e ready-made na publicidade. São Paulo: Saraiva, 2008.

____________. Processo Criativo em Propaganda e Intertextualidade. Disponível em: http://brenobrito.wordpress.com/2009/10/26/artigo-processo-criativo-em-propaganda/>. Acesso em: 10 de maio de 2010.

____________. Razão e Sensibilidade no texto publicitário. 2ª ed. São Paulo: Futura, 2007, p. 207.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

DUMARSAIS, C. C. Des tropes ou des différents sens. Edited by DouaySoublin, F. Paris: Flammarion, 1988.

____________. Traité des tropes. Paris, Le Nouveau Commerce, 1977, p.25.

DUBOIS, Jacques et al. Retórica geral. São Paulo: Cultrix: EDUSP, 1974.

DURAND, Jacques. Retórica e Imagem Publicitária. In METZ, Christian. A Análise das Imagens. Petrópolis: Vozes, 1974.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 6ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

KREUZ, R. J.; ROBERTS, R. M. The empirical study of figurative language in literature. Poetics 22: 151-69, 1993.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2008.

MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MAYORAL, J. A. (Ed.) Figuras retóricas. Madrid: Síntesis, 1994.

PALMA, Daniela. Do registro à sedução: os primeiros tempos da fotografia na publicidade brasileira. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – São Luis, MA – 12 a 14 de junho de 2008. Disponível em: http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao01/materia01/do_registro_a_seducao.pdf>. Acesso em: março de 2011.

PATÓN, Jiménez B. Elocuencia española en arte. Madrid: El Crotalón, 1987.

PÉNINOU, Georges. Física e Metafísica da Imagem Publicitária. In METZ, Christian et al. A análise das imagens. Tradução de Luís Costa Lima e Priscila Viana de Siqueira. Petrópolis: Editora Vozes, 1974.

PERELMAN, Chaïm. O Império retórico: retórica e argumentação. Porto, Portugal: Edições Asa, 1993.

____________. Retóricas. Tradução de Maria Emantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

________________; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

RAVAZZOLI, F. Morir dal ridere in un mare di lacrime: l’iperbole, ovvero il meccanismo linguistico dell’esagerazione. Retórica e Scienze del Linguaggio 14, 1979.

REBOUL, O. Introdução à retórica. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

SILVA, Alexandre Mota da. Direção de Arte: Construção e Análise de Anúncios Publicitários Impressos. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008.

Downloads

Publicado

19/06/13