As tecnologias digitais na formação em Radiojornalismo uma questão a ser debatida no âmbito da convergência das mídias

Autores

  • Lourival da Cruz Galvão Júnior Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP Universidade de Taubaté - UNITAU

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Formação acadêmica, Radiojornalismo, Comunicação/Educação

Resumo

O presente ensaio buscaquestionar, a partir de referenciais bibliográficos, a formação emRadiojornalismo no contexto das tecnologias digitais e da convergênciamidiática. Compreende-se que a atual migração do patamaranalógico para o digital vivenciado pelo rádio gera a urgência de um novopensar sobre o jornalismo praticado nesta mídia. Conclui-se que esse novo fazerjornalístico do rádio não deve, porém, deixar de observar as características doveículos e a preocupação com os ouvintes, que devido ao novo contextotecnológicos tiveram ampliadas suas potencialidades participativas.

Biografia do Autor

Lourival da Cruz Galvão Júnior, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP Universidade de Taubaté - UNITAU

Jornalista, Mestre em Linguística Aplicada eProfessor de Radiojornalismo na Universidade de Taubaté – UNITAU. Realiza estudos de Doutoramento na Escola de Comunicações e Artes da Universidade deSão Paulo – ECA/USP.

Referências

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2002.

COSTELLA, F. A. Comunicação do grito ao satélite. São Paulo: Mantiqueira. 1984.

CURY, Lucilene; et al.. Revisitando Morin: os novos desafios para os educadores. In: Revista Comunicação e Educação (USP), v. 1, p. 39-47, 2012.

FERRARI, Poliana. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2004.

KAPLUN, Mario. Uma pedagogía de la comunicación. In: Educomunicación. Más Allá Del 2.0. Barcelona: Gedisa, 2010.

LOPEZ, Débora C. Radiojornalismo hipermidiático: um estudo sobre a narrativa multimidiática e a convergência tecnológica na Rádio France Info. Disponível em: . Acesso em: 29/04/2013.

MEDITSCH, Eduardo, Ribeiro, Angelo A. O futuro no passado: o rádio e a TV digitais na contramão da Webergência. Comunicação e Sociedade n° 48, São Bernardo do Campo: Umesp. 2007.

__________. O ensino do Radiojornalismo em tempo de internet. Comunicação ao Núcleo de Mídia Sonora do 24° Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2001.

__________. Teorias do rádio. Florianópolis: Insular, 2005.

OROZCO GOMEZ, Guilhermo. De “ouvintes” a “falantes” da rádio, o desafio com os novos “radiouvintes”. In: PRETTO, N. L. e TOSTA, S. P. (Orgs.). Do MEB à WEB: o rádio na Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 8.

ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A Informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus, 2. ed., 1985.

____________. Interatividade entre rosas e espinhos. In: Revista Novos Olhares: São

Paulo, Eca/USP. Ano 1, no 2, 2o semestre de 1998, pp. 13-30.

Downloads

Publicado

03/01/14