FUNNY GAMES E A NÃO RELAÇÃO DE CAUSALIDADE NOS FILMES DE MICHAEL HANEKE

Autores

  • Livia Maria Marques Sampaio UFBA

Palavras-chave:

Cinema. Narrativa.Recepção.MichaelHaneke, Funny Games.

Resumo

A proposta desteartigo é problematizar a relação entre as histórias trágicas contadas nos filmes de Michael Hanekee o espectador que, ao se deparar com diversas perguntas lançadas nestas películas,fica sem respostas. Há um consenso nos estudos, críticas e resenhas dos filmes deste diretor de que neles existe uma unidade precisa de forma e conteúdo. Um plano ligado a outro. Um detalhe aparentemente desprovido de importância que surge no início será significado no decorrer da história. Não há perda de energia dramática. Especificamente em Funny Games(1997), personagens que falam aos espectadores olhando diretamente para a câmera, rebobinam uma cena com o controle remoto alterando totalmente o desenrolar da história e trocam de nomes entre si, levantam questões a respeito da forma e da ética do filme. Essas peripécias narrativas, isoladamente, não são inovadoras, mas todas elas no mesmo filme formam um conjunto de artifícios para atingir o espectador, incomodando-o, desestabilizando-o, desejo confesso e marcante do diretor em todas as suas obras.

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Publicado

18/12/14